HISTÓRIA DE SERRA DO VENTO
BREVE HISTÓRIA SERRA DO VENTO
Serra do Vento está situado a 15 Km da cidade de Belo Jardim e fica a 200 Km da Capital pernambucana. antigamente era um sítio, existia um engenho que pertencia ao Sr. João de Deus. Certo dia ele conversando com o Sr. Francisco Xavier e o Sr. Joaquim Gilberto surgiu a idéia de construírem uma capela uma capela para rezar, daí, o Sr. João de Deus e seus escravos juntamente com o Sr. Francisco Xavier começaram a construção no ano de 1810 e foi concluída em 1815 que hoje esta com 194 anos. Depois foram construindo casas. Foi crescendo o comércio devido aos comerciantes das cidades vizinhas.
Aos poucos foi surgindo imigrantes e povoando o local. A principal rua era conhecida como Rua da Palha, porque as casas eram cobertas de palha. Onde existia um bonito mercado a moda indígena que era uma grande palhoça. Um dia um frade missionário, viu que o lugar era cercado de serras e existiam fortes correntes de ar (ventos), este povoado era chamado de “O Pinto”. Ele deu o bonito nome de “Serra dos Ventos”, o qual continua sendo chamado até hoje. Com a imigração dos portugueses começaram as construções de casarões com estilo barroco. A iluminação era com lamparina de gás. Em 1932, Serra dos Ventos passou a ser eletrificada por motor. O primeiro responsável a ligar o motor foi o Sr. Antônio João de Souza (Antônio Gavião). A Energia elétrica foi instalada no governo de Cid Sampaio no ano de 1965. Os meios de comunicação da época era o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos). O carteiro era Antônio Benjamin.
Significado do Nome:
Um dia um frade missionário, viu que o lugar era cercado de serras e existiam fortes correntes de ar (ventos), este povoado era chamado de “O Pinto”. Ele deu o bonito nome de “Serra dos Ventos”, o qual continua sendo chamado até hoje.
Aniversário da Cidade:
04 de Março
População:
Aproximadamente 10.000 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Serra do Vento, distrito de Belo Jardim, fica encravado entre serras, seu padroeiro São Vicente Ferrer. Um distrito de rara beleza cercado de montanhas. É um lugar simplesmente afrodisiáco.
Clima:
Tropical chuvoso com verão seco
Temperatura Média:
23º C
COMO CHEGAR:
Pelas Rodovias: BR-232 e PE-166
Localização:
Mesorregião do Agreste
Limites:
Ao norte com Jataúba e Brejo da Madre de Deus, ao sul com São Bento do Una e Sanharó, a leste com Tacaimbó e a oeste com Pesqueira.
Distâncias:
- Brasília/DF - 2.012 km
- Rio de Janeiro/RJ - 3.171 km
- São Luiz/MA - 26 Km
- São Paulo/SP - 2.953 km
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
-Corredeira da Espalhadeira
-A Corredeira tem em seu entorno pequenas elevações cobertas por um capoeirão e culturas de subsistência. Apresenta ainda, dois pontos distintos para banho que ocorre em forma de piscina natural, no seu trecho superior, e em escorregos no seu trecho inferior. Na corredeira aparecem também dois pequenos saltos.
FONTE: https://www.ferias.tur.br/cidade/5452/serra-do-vento-pe.html
Comentários
Postar um comentário